WordPress 2.8 “Baker”

Já está disponível a mais recente versão do WordPress, a 2.8 “Baker”. Esta versão apresenta grandes melhorias na gestão de temas, widgets, taxonomias e velocidade, além de 790 bugs. O nome desta release honra o distinto trompetista e vocalista Chet Baker. Abaixo um vídeo de apresentação das principais novidades (para ver em HD e fullscreen, claro…)

A primeira coisa que salta à vista é que a 2.8 é muito parecida visualmente com a versão 2.7. É preciso explorar para poder apreciar as mudanças.

Principais Melhorias

Antes de mais, a 2.8 é muito mais rápida devido às modificações de como o WordPress gere CSS e JS.

Dado o sucesso das funções de actualização do core e dos plugins, o mesmo raciocínio foi aplicado aos temas. Agora já pode navegar e instalar temas do repositório com um só clique.

Se lhe acontece modificar o código de plugins e temas a partir do painel, vai gostar do novo editor CodePress, que é sensível ao código, além de fornecer ajuda contextualizada para o ficheiro que está a editar, logo por baixo do editor.

Se estava frustrado com widgets, esta versão deve ser a sua salvação. Foi redesenhada de cima abaixo toda a interface de widgets (deixada de fora na 2.7) para lhe permitir editar widgets no momento, ter múltiplas cópias do mesmo widget activas, arrastar e largar widgets entre barras laterais e salvar widgets inactivos, mantendo as suas definições. Os developers têm agora acesso a uma API muito mais robusta e elegante

Finalmente, não se esqueça de explorar as novas Opções de Écran em cada página do painel. É o separador em cima, à direita. Agora já pode, se usa um monitor wide por exemplo, escolher até 4 colunas para visualizar os blocos que vê no painel. Pode ainda escolher o número de entradas que quer ver quando são apresentadas listas.

E Mais

Pode ler a lista completa das 180 novas funcionalidades, modificações, actualizações e melhorias no Codex. A lista parece não acabar!

O Futuro

Já estão a ser pensadas as próximas versões, 2.9 e 3.0, respectivamente. Mantenha-se atento a uma gestão mais eficiente de mídia, melhor verificação de dependências, temas e templates com versões e, claro, a tão falada fusão entre o WordPress e o WordPress MU, anunciada há duas semanas no WordCamp de São Francisco.

Portugal

A versão 2.8 pt_PT será disponiblizada durante o dia de hoje, assim que estiverem sincronizados os repositórios de Subversion.

This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Skomentuj

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*